Powered By Blogger

sábado, 20 de agosto de 2011

Quem sou eu como Professor aprendiz?O que é ser professor Hoje?Quem sou eu professor neste contexto

O professor contemporâneo vive um grande dilema em relação à sua profissão. Como enfatiza (Nóvoa), é difícil dizer-se professor hoje em dia, devido a grande complexidade da sua função. Atualmente, o professor além de ter que saber lidar com os saberes, com a tecnologia e as implicações pedagógicas que a cibercultura nos apresenta, também se depara com a complexidade social “da escola para todos”
ser professor hoje não é uma tarefa fácil, é preciso dedicação aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus educandos..Ser professor hoje nesse contexto requer equilíbrio, tolerância e, principalmente, controle emocional. Moacir Gadotti, escreve que ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Ser professor hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão.
No contexto atual atual de educação sou obrigada a concordar com Paulo Freire, quando diz que sou um ser inacabado, com erros a cometer e novas lições a aprender. Sou uma profissional da educação que vive sempre em busca de aperfeiçoamento e novos conhecimentos, pois para ser educador no contexto atual, é necessário está aberto para as novas aprendizagens, principalmente as tecnológicas.
A formação continuada é uma constante na minha vida por que o desafio em ser professor hoje está nas formas de ensinar e aprender. através da velocidade das informações, e para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais pertinente do que saber pensar e transformar informações em conhecimento.

ENSINANDO E APRENDENDO COMA AS TIC:Interfaces Digitais para a organização e Representação do Conhecimentos

Do ponto de vista da aprendizagem, vivemos um momento de constantes transições, com avalanche de informações o que não significa  quantidade de conhecimentos. E isso não exige apenas que as pessoas aprendam cada vez mais, mas que aprendem de formas diferenciadas.
            Nos reportando para o interior da escola, é necessário refletir sobre as possibilidade do uso das tecnologias como formas alternativas de aquisição de conhecimentos, apontando para a necessidade da escola ter uma nova postura de direcionamento das aulas, possibilitando a aquisição e construção de novos conhecimento e não se deixe estagnar.
            O papel da escola não é apenas transmitir conhecimento, mas munir os educandos de habilidades e competências exigidas pela sociedade. Oferecer uma educação que se preocupe com a diversidade cultural, pensar no uso da Internet, em ferramentas cognitivas, em Tecnologias da Informação e da Comunicação como um desafio para criar e partilhar conhecimento.,            usar o computador como apoio á aprendizagem de forma significativa para que de fato torne-se uma ferramenta cognitiva, utilizar os aplicativos como “os blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”; além dos weblogs que “abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participantes de todos” (GUTIERREZ, 2007)
            Os blogs, fóruns, chats, PodCasts que  podem ser usados de infinitas formas como recursos educacionais possibilitando ao educando a participar de seu processo ensino aprendizagem e de construção de conhecimento deixando de ser meros expectadores-passivos.  Outro recurso importante a ser utilisado através da internet é o webquest que pode ser usada em uma atividade de investigação e pesquisa ,proporcionando a socialização da informação: por estar disponível na Internet
            O importante é saber em que os computadores, as ferramentas disponíveis, as novas tecnologias, a Internet, por exemplo, podem contribuir para a melhoria da qualidade das aulas e do ensino-aprendizagem, além de favorecer o construcionismo (PAPERT apud Damásio, 2007, p.125).
            A teoria Construcionista que é à construção do conhecimento baseada na realização de uma ação concreta que resulta em um produto palpável, desenvolvido com o concurso do computador, que seja de interesse de quem o produz. O construcionismo  implica numa interação aluno-objeto, possibilitando ao educando desenvolver-se através de expressões individuais que encontram nas tecnologias computacionais.
Como educador contemporâneo precisamos estar ciente que os grandes  desafios da educação para atender às atuais demandas sociais etá nas novas formas de  ensinar e aprender.

Refência:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/pg3.html

terça-feira, 16 de agosto de 2011

PARA PENSAR:

Dê um CLIQUE DUPLO em sua vida e
ARRASTE Jesus para seu DIRETÓRIO PRINCIPAL
SALVE-O em todos os seus ARQUIVOS PESSOAIS
SELECIONE-O como seu DOCUMENTO MESTRE.

Que Ele seja seu MODELO
Para FORMATAR sua vida:
JUSTIFIQUE-A e ALINHE-A
À DIREITA e à ESQUERDA,
Sem QUEBRAS na sua caminhada.

Que Jesus não seja apenas
Um ÍCONE, um ACESSÓRIO,
Uma FERRAMENTA, um RODAPÉ,
Mas o CABEÇALHO,
A LETRA CAPITULAR,
A BARRA DE ROLAGEM de seu caminhar

Que Ele seja a FONTE de graça
Para a sua ÁREA DE TRABALHO,

O PAINTBRUSH para COLORIR seu sorriso,
A CONFIGURAÇÃO de sua simpatia,
A NOVA JANELA para VISUALIZAR o TAMANHO de seu amor,
O PAINEL DE CONTROLE, para CANCELAR seus RECUOS,
COMPARTILHAR seus RECURSOS e
ACESSAR o coração de suas amizades.

COPIE tudo que for bom.
DELETE seus ERROS.
Não deixe ninguém à MARGEM,
ABRA as BORDAS de seu coração,
REMOVA dele o VÍRUS do EGOÍSMO.

Antes de FECHAR,
Coloque Jesus nos seus FAVORITOS
E seu dia, sua semana, sua vida será o
ATALHO de sua felicidade!
CLIQUE agora em OK
Para ATUALIZAR seus CONTEÚDOS

                          autor desconhecido

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Depende de você!!

"Imagine sua vida como um grande sistema operacional que coordena todas as funções, pensamentos, atitudes, todo software deve ser otimizado e atualiazado constantemente para se adaptar as mudanças, assim é nossa vida, reciclar, estudar, fazer novos cursos, assim nos mantemos atualizados." (Luís Alves)