O professor contemporâneo vive um grande dilema em relação à sua profissão. Como enfatiza (Nóvoa), é difícil dizer-se professor hoje em dia, devido a grande complexidade da sua função. Atualmente, o professor além de ter que saber lidar com os saberes, com a tecnologia e as implicações pedagógicas que a cibercultura nos apresenta, também se depara com a complexidade social “da escola para todos”
ser professor hoje não é uma tarefa fácil, é preciso dedicação aos estudos, a pesquisa, ao seu desenvolvimento profissional e aos seus educandos..Ser professor hoje nesse contexto requer equilíbrio, tolerância e, principalmente, controle emocional. Moacir Gadotti, escreve que ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas. Ser professor hoje é principalmente saber, todo dia, renovar a profissão.
No contexto atual atual de educação sou obrigada a concordar com Paulo Freire, quando diz que sou um ser inacabado, com erros a cometer e novas lições a aprender. Sou uma profissional da educação que vive sempre em busca de aperfeiçoamento e novos conhecimentos, pois para ser educador no contexto atual, é necessário está aberto para as novas aprendizagens, principalmente as tecnológicas.
A formação continuada é uma constante na minha vida por que o desafio em ser professor hoje está nas formas de ensinar e aprender. através da velocidade das informações, e para dar conta de um mundo que muda cada vez mais rápido, não há nada mais pertinente do que saber pensar e transformar informações em conhecimento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário