Powered By Blogger

domingo, 4 de setembro de 2011

DIÁRIO DE BORDO:Prática Pedagógica Integradora


                                                                                   Marileia Lima
No mundo contemporâneo as tecnologias de Comunicação e Informação estão presente no nosso cotidiano, e na escola não deve ser diferente. A escola deve apropriar-se das tecnologias e usá-las como um instrumento essencial e indispensável na área educacional, trazendo para o educando outras formas de aprender e outras coisas a aprender.
 Os Computadores ligados à internet oferecem muitos softwares educativos e outros recursos como o os blogs, e os fóruns que podem ser utilizados no ambiente escolar como instrumentos facilitadores do aprendizado. Mas infelizmente, apesar de muitas escolas possuírem as tecnologias, as mesmas não São usadas como uma ferramenta facilitadora do processo ensino aprendizagem, ficando muitas vezes trancadas em salas isoladas e longe do manuseio de alunos e professores. Sem contar as dificuldades que os professores encontram em não conseguir interligar os recursos tecnológicos as atividades de sala de aula.
Acredito, portanto que primeiramente para que o Professor possa desenvolver uma prática pedagógica integradora que contemple os conteúdos curriculares, as competências, as habilidades e as diferentes tecnologias, disponível na escola, em ações nas quais as tecnologias possam contribuir efetivamente ele precisa ter o conhecimento e a consciência de que o uso da tecnologia não se restringe somente ao uso do computador e nem na mera utilização ilustrativa e instrumental da tecnologia na sala de aula, e muito menos se limita ao ensino a uso de programas.
            Diante das informações adquiridas posso ousar em afirmar que o trabalho com projetos proporciona uma situação de aprendizagem que possa potencializar um aprendizado mais significativo para o aluno, Pois no projeto, o aluno pode aprender conceitos de forma contextualizada, e isso favorece a atribuição de sentido para aquilo que aprende. O importante de tudo isso é o professor conhecer cada um dos recursos tecnológicos para poder orientar seus alunos criando situações que propiciem a observação e a interpretação dos aspectos da natureza, os sociais e humanos, instigando a curiosidade do aluno para compreender as relações entre os fatores do desenvolvimento humano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário