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quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

PROJETO TECNOLOGIA ASSISTIVA

1. Tema:
A Tecnologia Assistiva como instrumento para o auxílio pedagógico de pessoas com necessidades educacionais Especiais.

2. Introdução:
O uso de tecnologias assistivas na educação de alunos com necessidades educacionais especiais tem se mostrado um precioso recurso de apoio e suporte ao processo de ensino-aprendizagem em todos os níveis de ensino. Na educação básica representam uma ferramenta pedagógica indispensável ao percurso acadêmico de alunos cegos, surdos e com limitações locomotoras.
A tecnologia assistiva é todo o arsenal de recursos, conceituais e/ou físicos, expressos sob suas múltiplas formas, sejam equipamentos, dispositivos ou adaptações que possam proporcionar incremento qualitativo e/ou quantitativo na atividade funcional da pessoa com deficiência.
É importante lembrar que as tecnologias assistivas vão desde uma fita crepe que prende o papel à mesa, para que não solte com os gestos involuntários do aluno, a criação de um mapa com os contornos em barbante, até a utilização de equipamentos como mouse e ponteiros ou um software leitor de tela para acesso ao computador. Podem ser produtos de ações muito simples até manifestações de grande sofisticação, mas que, ao fim, permitam ao indivíduo uma melhora em suas ações no que tange, fundamentalmente, ao auto-cuidado ou à interação que mantém com seu meio ambiente, proporcionando autonomia e o sentimento de que ele é capaz. (Reis, 2004)
A Tecnologia Assistiva deve ser então entendida como um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada, e que se encontra impedida por circunstância de deficiência ou pelo envelhecimento.
Diante disso, pretende-se desenvolver o presente trabalho com alunos surdos do ensino fundamental menor colocando em discussão o processo de aprendizagem.

3. Objetivos:


Geral:
 Desenvolver o ensino-aprendizagem dos alunos surdos através do uso do computador proporcionando-o maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, contribuindo no processo ensino-aprendizagem.

Específicos:

 Introduzir as noções de libras (Língua Brasileira de Sinais) no processo de alfabetização dos alunos surdos.
 Possibilitar a pessoa surda uma melhor integração social.
 Utilizar a Tecnologia Assistiva e todos os recursos tecnológicos disponíveis como: softwares, jogos e adaptações diversas como ferramentas que propiciem uma prática pedagógica eficiente e diferenciada voltada ao atendimento educacional da pessoa com deficiência.

4. Justificativa:

Entende-se por Educação Especial, como uma modalidade de ensino que se caracteriza por um conjunto de recursos e serviços educacionais especializados organizados para apoiar, suplementar e, em alguns casos, substituir os serviços educacionais comuns, de modo a garantir a educação formal da pessoa com deficiência. “(...) tais necessidades
partiram de iniciativas oficiais e particulares isoladas dando destaque para atendimento a cegos, surdos, pessoa com deficiência física e mental.
Após a Segunda Guerra Mundial e o início da Segunda República, a Educação Especial no Brasil caracterizou-se pela expansão e proliferação de entidades privadas concomitante à expansão da escola pública regular, incentivando-se a fundação da primeira APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) do país, em dezembro de 1954, com grande participação e influência política até os dias de hoje.
Vivemos um momento de mudança, de adaptação à realidade cultural-tecnológica emergente, na qual a velocidade das mudanças da Ciência e da Tecnologia imprime em todas as áreas, principalmente à Educação, novos paradigmas de aprendizagem e de interação no processo educativo, com utilização dos recursos da Informática e da Telemática. As novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vêm se tornando, de forma crescente, importantes instrumentos de nossa cultura e, sua utilização, um meio concreto de inclusão e interação no mundo.
Tal constatação é ainda mais evidente e verdadeira quando nos referimos a pessoas com necessidades educacionais especiais. Nestes casos as TIC podem ser utilizadas como Tecnologia Assistiva - que é toda e qualquer ferramenta ou recurso utilizado com a finalidade de proporcionar uma maior independência e autonomia à pessoa com deficiência.
Sabemos que o acesso de todos a uma vida independente e a inclusão ainda é um grande desafio e requer a vontade de toda a sociedade. Leis para amparar este acesso é o que não faltam. A tecnologia e a ciência também já evoluíram, e muito neste sentido, mas é necessário ainda que todos tenham o acesso, principalmente ao que a tecnologia oferece.
De acordo com a Declaração de Salamanca, UNESCO, 1994

"As escolas devem ajustar-se a todas as crianças, independentemente das suas condições físicas, sociais, linguísticas ou outras. Neste conceito devem incluir-se crianças com deficiência ou superdotadas, crianças da rua ou crianças que trabalham, crianças de populações imigradas ou nômades, crianças de minorias linguísticas, étnicas ou culturais e crianças de áreas ou grupos desfavorecidos marginais.”

Podemos dizer que o projeto “A Tecnologia Assistiva como instrumento para o auxílio pedagógico de pessoas com necessidades educacionais Especiais” tem como intuito contribuir no processo ensino-aprendizagem dos alunos surdos através do uso da Tecnologia Assistiva. Aliado a isso, acreditamos que a informática tem se mostrado como um recurso de ajuda poderoso através dos livros digitais, dos leitores de tela, teclados virtuais e simuladores diversos que estão disponíveis facilitando a vida dos alunos com deficiência e atingindo um público cada vez mais diverso e numeroso.
Acredita-se que para o aluno surdo, as experiências demonstram a importância do estímulo visual para comunicação, e a informática fornece instrumentos poderosos que facilitam a auto-correção na construção e ou reconstrução de textos, permitindo ainda o desenvolvimento da autonomia do aluno em situação altamente promovedora de sua criatividade. (PINTO, 1998).
O computador está sendo foco de muito estudo na área educacional, como uma ferramenta didático-pedagógica para auxílio no ensino e na aprendizagem escolar. Existem muitos cursos e pesquisas nessa área atualmente, mas esta ferramenta necessita de um bom planejamento para que o objetivo, que é o desenvolvimento cognitivo do aluno, seja atingido.
Para LÉVY (2000), a tecnologia contribui para definir o modo de captura da informação oferecido aos atores da comunicação. Ela abre, fecha e orienta os domínios de significação, de utilização possível de uma mídia. “Para a maioria das pessoas, a tecnologia torna a vida mais fácil, para uma pessoa com necessidades especiais, a tecnologia torna as coisas possíveis.” (Francisco Godinho em seu livro On line: Internet para necessidades especiais.
Stainback e Stainback, 1990 reforça esse posicionamento afirmando que: “Inclusão é uma consciência de comunidade, uma aceitação das diferenças e uma co-responsabilização para atender às necessidades de outros.
Nesse sentido o referido projeto justifica-se pela necessidade de elaboração de uma prática pedagógica voltado ao atendimento educacional da pessoa com deficiência sob uma linha de trabalho planejada e articulada com os novos recursos tecnológicos, potencializando assim o processo de ensino-aprendizagem e valorizando as habilidades múltiplas dos estudantes.

4. Metodologia:

O Presente projeto visa utilizar a tecnologia assistiva a partir de aulas teóricas-práticas, permitindo o contato do aluno com o computador e seus recursos educacionais – softwares, jogos, recursos multimídias, etc. Valorizando ainda o uso da LIBRAS como meio de comunicação da pessoa surda, através de aulas interativas e potencialmente visuais.
As aulas serão ministradas utilizando os recursos disponíveis na escola e na sala de recursos multifuncionais (principalmente os jogos pedagógicos: dominós de libras, quebra-cabeças, jogo da memória, etc), bem como os softwares disponíveis na internet através da visita e pré-seleção pelo professor em diversos sites.

Atividade 1: Alfabeto Manual
Disponível em:
http://www.youtube.com/watch?v=fYaXJXf60gU

http://www.guijogos.com/jogar/jogos_de_Educativos/805/ASL_Finger_Spell/


Atividade 2: Números
Disponível em:
http://www.guijogos.com/jogar/jogos_de_Educativos/805/ASL_Finger_Spell/

Atividade 3: Cumprimentos, pronomes pessoais , verbos
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=aRdUGp6SETE&feature=related

Atividade 4: Cores, Vestuário, interrogativas, verbos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=tv2qIjAjqf0&feature=related

Atividade 5: Dados pessoais, Adjetivos e Verbos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=G5HIEdow_dw&feature=related


Atividade 6: Localização, Transporte, dias da semana

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YfKJ9qIbRY0&feature=related

Atividade 7: Famílias, Verbos
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=fFZpVbjy75U&feature=related

Atividade 8: Natureza, Animais, Tempo
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jROd_dPopXg&feature=related


Atividade 9: Alimentos, Meses, Sentimentos, Verbos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=rHeNU_PckkM&feature=related


Atividade 10: Meses, Verbos

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=bfJ1Yr_jPFM&feature=related

Atividade 11: Ai se eu te pego (Michel Teló) - LIBRAS
Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=Iq96EkUllZA


6. Público alvo:

Alunos surdos do ensino fundamental menor.

7. Recursos materiais:

Computadores, internet, vídeos aulas, jogos pedagógicos, sites e softwares disponíveis na rede mundial de computadores, projetores, etc.

8. Referências:


http://www.assistiva.com.br/Introducao%20TA%20Rita%20Bersch.pdf


http://www.pucminas.br/seminarioprograd/vi_seminario/pdfs/profa_m_carmo.pdf

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