Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Reflexão e discussão sobre mídia educação.

NTE- PROF. WASHINGTON LUIZ- CTAE/SEDUC/PA
CURSO: ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC
Prof. Maria do Carmo/Tânia Jacó
Cursistas: Marileia Lima / Mario Jorge Santos
Atividade 4.3: leitura, reflexão e discussão sobre mídia educação.

Relate uma experiencia de uso das TIC na escola, desenvolvida por você ou por um outro professor de uma escola pública estadual

O projeto” : “o computador como ferramenta educacional para a melhoria da qualidade de ensino” foi aplicado no laboratório de informática da escola Estadual de Ensino Médio “Inácio Moura”, localizada no município de Santo Antônio do Tauá/PA. Ele teve como objetivos. 1) despertar o interesse dos alunos e educadores pelo uso do computador como um recurso didático e pedagógico; 2) ministrar noções básicas de informática propondo um momento para a exploração do computador como uma alternativa de aprendizagem; e) estimular os alunos na criação de um jornal impresso e um blog para,divulgação das ações pedagógicas da escola interagindo com a comunidade escolar.
O público alvo foi os alunos do 1º ano do ensino médio e em especial os professores da Escola , com o intuito de motivá-los, a utilizar o laboratório de informática como extensão da sala de aula uma vez que o computador é um instrumento da atualidade capaz de facilitar a aprendizagem dos alunos e tornar as aulas mais interessantes.
A metodologia de trabalho foi centrada na necessidade da escola onde esperamos contar com o professor da turma, como mediador, parceiro e facilitador do processo.
•Primeiro momento: apresentação do projeto a direção da escola;
•Segundo momento: Reunir com os alunos e professores da turma contemplada para expor os objetivos do projeto e as nossas metas a serem alcançadas;
•Terceiro momento: elaborar um calendário de atendimento da turma no laboratório, especificando dia, hora e período;
Quarto momento: execução das ações do projeto de acordo com os objetivos traçados, através do acesso da turma com 1h aula semanal ao laboratório;
A oficina de blog foi ministrada pelo Professor Eloilson Leal, utilizando apresentação de slide show e aulas práticas diretamente nos computadores; A oficina sobre o Jornal da Escola seria ministrada pelos Professores Marileia Lima, Salete Barbosa e Alex Ferreira em parceria com os Professores de Língua Portuguesa e demais professores da Escola; As noções básicas de informática foram dadas pelos autores do projeto, com material impresso próprio, e pelo professor responsável do laboratório de informática da Escola. A impressão das apostilas foram feitas através de uma parceria entre a Escola e os alunos cursistas.
Sabe-se que informática é um instrumento pedagógico que, se usado de acordo com os objetivos propostos, dará suporte a prática do educador, tornando suas aulas mais prazerosas e significativas. Os alunos ao final da realização do projeto, demonstraram , interesse participação assídua e aprendizagem significativa .
Acredita-se que o projeto foi interessante e significativo para a escola, uma vez que pode contribuir no sentido de auxiliar os alunos no uso do computador como um instrumento pedagógico, que além de formá-los para o uso dessas tecnologias que estão presentes em seu cotidiano, melhor se prepararão para o mercado de trabalho.

Sabemos que, nos dias de hoje, qualquer pessoa deveria, no mínimo, saber manipular um computador, mas infelizmente essa não é nossa realidade. Os professores atuais estudaram em uma época em que a Informática não fazia parte do dia-a-dia, e, dentre os professores que estão sendo formando para o futuro, poucos estão sendo preparados para mudar essa realidade.
De tudo que já lemos até o momento temos consciência que o uso do computador na educação para a construção do conhecimento e compreensão de novas idéias e valores apresentam enormes desafios, tanto para o professor como para o aluno. Do professor, exige-se uma análise de seu papel nesse novo contexto, pois não basta ele ter apenas o conhecimento técnico do uso de cada software, é preciso traçar metas de como e porque integrar o computador na sua prática pedagógica para que haja um diferencial satisfatório no ensino-aprendizagem.
Já o aluno, precisa conscientizar-se que o uso do computador e seus recursos, o ajudarão na busca e construção do seu conhecimento, mas é necessário que ele o veja não apenas como um recurso multimídia para jogos, vídeos, chats, orkut ou músicas. O uso correto das novas tecnologias, quando visto sob um novo olhar pedagógico, é um importante auxílio capaz de despertar o interesse do aluno, para a construção do seu conhecimento. A Informática educacional, como podemos notar, deve fazer parte do projeto político pedagógico da escola, projeto esse que define todas as pretensões da escola em sua proposta educacional.
Podemos ressaltar bastantes aspectos positivos no decorrer das atividades junto aos alunos, porém infelizmente apenas em partes nossos objetivos foram alcançados, pois enfrentamos uma resistência muito grande por partes dos professores em acompanharem os alunos nas atividades propostas. Durante a aplicação do projeto nenhum professor da turma acompanhou seus alunos até o laboratório de informática.
Na execução de nosso projeto foi possível notar que ainda há uma resistência muito grande por parte dos professores em acompanhar os alunos ao laboratório de informática e ministrar aulas nesse espaço.
Diante desta situação, esperamos que o professor possa refletir sobre essa nova realidade, repensar sua prática e construir novas formas de ação que permitam não só lidar, com essa nova realidade, com também construí-la. E para que isso ocorra o professor tem que ir para o laboratório de informática dar sua aula e não deixar que outra pessoa faça isso por ele . Acreditamos isso seja um grande passo para a concretização da utilização do laboratório de informática na interação professor-aluno, inserido-os em aulas contextualizadas. E, dessa forma, desvinculando-se de atividades de classe tediosas e de memorização.
Para concluir este relato utilizaremos o pensamento de GOUVÊA (1999), que vem reforçar a importância desse professor onde enfatiza que
“O professor será mais importante do que nunca, pois ele precisa se apropriar dessa tecnologia e introduzi-la na sala de aula, no seu dia-a-dia, da mesma forma que um professor, que um dia, introduziu o primeiro livro numa escola e teve de começar a lidar de modo diferente com o conhecimento – sem deixar as outras tecnologias de comunicação de lado. Continuaremos a ensinar e a aprender pela palavra, pelo gesto, pela emoção, pela afetividade, pelos textos lidos e escritos, pela televisão, mas agora também pelo computador, pela informação em tempo real, pela tela em camadas, em janelas que vão se aprofundando às nossas vistas”..
Esperamos que os professores do século XXI passem a ter um novo olhar sobre o contexto atual de educação .Esse novo olhar para a instituição, chamada escola, deve se dar de ma­neira coletiva onde seus atores sejam capazes de (re) pensá-la de forma coletiva.

Referência
BORBA, Marcelo C. e PENTEADO, Miriam Godoy - Informática e Educação Matemática coleção tendências em Educação Matemática - Autêntica, Belo Horizonte – 2001.
FLORES, Angelita Marçal - A Informática na Educação: Uma Perspectiva Pedagógica – monografia - Universidade do Sul de Santa Catarina, 1996.
FRÓES, Jorge R. M.Educação e Informática: A Relação Homem/Máquina e a Questão da Cognição – http://www.proinfo.gov.br/biblioteca/textos/txtie4doc.pdf  Acesso em 02 de agosto 2010.
GOUVÊA, Sylvia Figueiredo-Os caminhos do professor na Era da Tecnologia - Acesso Revista de Educação e Informática, Ano 9 - número 13 - abril 1999.
VALENTE, José A. Computadores e conhecimento: repensando a educação. NIED – UNICAMP: Campinas, 1993.
Disponível em :http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm acessado em 28/10/2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário