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segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O papel das mídias na escola, como elas devem ser utilizadas no processo ensino aprendizagem.

Marileia Lima

A mídia é o conjunto de meios e procedimentos de comunicação e informação, tais como: imprensa, rádio, televisão, computador, cinema, cartazes, panfletos, e os demais procedimentos técnicos de difusão. Exerce, pois, fundamental papel nos empreendimentos humanos voltados, especialmente, para a educação e a cultura.

Em pleno século XXI, não se trata mais de nos perguntarmos se devemos ou não introduzir as novas tecnologias da informação e da comunicação no processo educativo. É preciso reconhecendo que, se a educação e a escola não abrirem espaço para essas novas linguagens, elas poderão ter seus espaços definitivamente anacrônicos.

Embora seja verdade que a tecnologia educacional não irá resolver os problemas da educação, que são de natureza social, política, ideológica, econômica e cultural, essa constatação não nos pode deixar sem ação frente à introdução das inovações tecnológicas no contexto educacional

As mídias devem ser adequadas aos conteúdos, pois este vem em primeiro lugar. A tecnologia não cria ambientes que prescindem do professor, é preciso que o professor tome para si a tarefa de projetar o material didático e a pedagogia a ser utilizada no processo de ensino. Não inovar na produção do material didático e nas metodologias de aprendizagem, significa deixar a cargo de profissionais da área tecnológica, a tarefa de ensinar por meio de software desenvolvido sem o viés da educação, o que de um modo geral já vem ocorrendo com freqüência em muitas escolas.

Sendo assim, um dos principais meios de comunicação da sociedade contemporânea, a internet, vem contribuindo de forma primordial para que seus usuários produzam textos. Esse instrumento pode ser utilizado pelo professor para trabalhar a interação entre a tecnologia e o uso da língua. Conforme Valente (1993, p. 8): "(...) o computador não é mais o instrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o aluno desenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estar executando uma tarefa por intermédio do computador."

Como se pode observar os recursos tecnológicos mudam constantemente, mas são os educadores que determinarão o uso que será feito deles. É preciso ter em mente que as inovações tecnológicas não significam inovações pedagógicas, sempre vai depender do contexto no qual o instrumento é e/ou está sendo utilizado. Podemos ver a utilização de data show como uma nova tecnologia, mas utilizá-lo em práticas metodológicas ultrapassadas apenas como transmissor e não como mediador de um conhecimento que nada acrescentará ao aluno significa dizer que há um uso inadequado e que não há uma interação ou que os fins, neste sentido, não justificam os meios. O objeto passa a ser empregado como a subutilização de um recurso tecnológico que não estará inovando a prática pedagógica, não estará havendo interação com a tecnologia proposta. Ele está sendo algo inovador, porém direcionado de maneira errônea.

Como mostra o vídeo “Tecnologia e Metodologia na educação”http://profmarihh.blogspot.com/2011/08/tecnologia-e-metodologia-na-educacao.html

A sociedade atual encontra-se em constantes transformações, entre outras, verifica-se o aprimoramento das novas tecnologias, e os avanços que vêm com o intuito de facilitar e aperfeiçoar a vida do cidadão. Com a rápida evolução das tecnologias da informação e comunicação – TIC´s, o setor educacional mostra-se a necessidade da escola e professor se atualizarem para a utilização das novas tecnologias em prol do desenvolvimento e aprendizagem dos seus alunos, pois são estes os futuros beneficiados com os avanços tecnológicos

Acredito que a formação continuada é uma das formas do professor acompanhar as evoluções que ocorrem no processo educacional, pois, a criança hoje nasce nessa realidade, no qual as mídias tecnológicas faz parte, e o aluno acaba interagindo com elas fora do processo pedagógico. Diante disso cabe ao educador e à escola, como formadora do cidadão, auxiliar o aluno na boa utilização dessas tecnologias trazendo inovações para o processo educacional, contribuindo para o desenvolvimento do mesmo de maneira lúdica, prazerosa e qualitativa

Este curso foi primordial em minha formação, auxiliando-me na compreensão mais clara e apurada de como utilizar a tecnologia como um instrumento que colabora no desenvolvimento do processo de aprendizagem se usado de forma interdisciplinar e construcionista. Onde o educador é o facilitador, incentivador ou motivador da aprendizagem, que ativamente colabora para que o aprendiz chegue aos seus objetivos.

A cada dia tenho mais certeza de quem sou e qual o meu papel enquanto educadora e cidadã. Tenho convicção de que atingi parte de meus objetivos com este curso. Com os conhecimentos adquiridos estou reformulando minha atuação na vida pessoal e profissional, tenho consciência que esta formação é mais um passo para rasgar o véu da ignorância e que tenho muito a aprender. Conhecimento é isso é como um vício, quanto mais conhecemos mais queremos conhecer ,mas uma coisa posso afirmar, este curso e a Licenciatura em Computação que estou fazendo tem me proporcionado um novo e reflexivo olhar sobre uso das tecnologias no ambiente escolar. Ser professor hoje é viver intensamente o seu tempo com consciência e sensibilidade. Não se pode imaginar um futuro para a humanidade sem educadores. Os educadores, numa visão emancipadora, não só transformam a informação em conhecimento e em consciência crítica, mas também formam pessoas.

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