Escola Municipal de Ens. Fund. Prefeito Laurival Campos Cunha
Professora: Marileia LIma
Meios de Transporte: como chegamos e saímos dos lugares?
Modalidade / Nível de Ensino
Educação Infantil
Componente Curricular
Linguagem oral e escrita:
☻Práticas de escrita
☻Práticas de leitura
☻Falar e escutar
Matemática
☻Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Conhecer diferentes formas que as pessoas e as mercadorias usam para se/serem deslocarem/deslocadas
Reconhecer vantagens e desvantagens entre os meios de transporte utilizados
Registrar, em forma de tabela, os meios de transporte utilizados pelas crianças para chegarem à escola.
Duração das atividades
Quatro momentos de aproximadamente 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Essa aula não necessita de conhecimentos prévios.
Estratégias e recursos da aula
1° Momento: O professor, na roda de conversas, deverá desencadear um diálogo sobre diversas formas como as pessoas e as mercadorias podem ser movimentadas de um lugar para outro, levantando questões:como fazemos quando queremos ir para outro lugar? quando vai toda a turma? E quando o lugar é longe? Ese for preciso atravessar um rio? Mas se queremos mandar alguma coisa para um lugar distante? E se for muita coisa?
2° Momento: A partir dos questionamentos feitos, será possível observar o que as crianças já sabem e o que elas podem aprender sobre os diversos meios de transporte e estabelecer uma discussão/reflexão sobre as vantagens e desvantagens em relação ao uso de alguns meios de transporte.
3º Momento: Solicitar que os alunos ilustre através de desenhos os transportes que eles mais visualizam na sua região. Após a ilustração o professor deverá abrir o espaço para que cada aluno apresente o seu meio de transporte. Em seguida o professor deverá dialogar sobre a classificação dos meios de transportes.
4º Momento: Após a apresentação dos alunos, eles irão ao mural apresentado pelo professor realizar a colagem de seus desenhos nos locais apropriados de acordo com a clasiificação apresentada no mural
EX: AÉREOS, TERRESTRES, AQUÁTICOS
5° Momento: Em seguida, o professor poderá conduzir os alunos ao laboratŕio de informática para que eles possam acessar sites:
Meios de Transporte:
Meios de transportes:
para visualizarem os diferentes meios de transportes e sua classificação
Após a visualização nos sites. Em segiuda irão acessar este link e brincar com o jogo dos meios de transportes . http://www.escolagames.com.br/jogos/meiosTransporte/
Ao retornar para a sala de aula o professor perguntará como cada criança chega à escola qual a forma de deslocamento usada -: a pé, cavalo, de ônibus, carro, barco, carroça, trem, metrô...
6° Momento: As respostas das crianças deverão ser sistematizadas em um painel. Este poderá ser ilustrado por desenhos das crianças. Ao final, os dados deverão ser analisados: qual a forma mais usada pela turma para chegar à escola? Qual a menos usada? Posteriormente, os dados deverão ser organizados pelo grupo, em uma tabela e em um gráfico. A organização dos dados na tabela e no gráfico possibilitará as crianças conhecerem outras formas de registro e de leitura das informações.
Recursos Complementares
Links:
http://www.escolagames.com.br/jogos/meiosTransporte/
http://www.coladaweb.com/geografia/meios-de-transporte
http://www.smartkids.com.br/especiais/meios-de-transporte.html
Avaliação
O professor deverá observar, através das expressões orais, gestuais e gráficas, se as crianças:
Demonstram conhecer diferentes meios de transporte - formas de se movimentar e deslocar mercadorias; se contribuem para a construção da tabela como forma de registro os meios de transporte utilizados pelas crianças para chegarem à escola.
ObS: aula adaptada da professora Naire Jane Capistrano disponivel no portal do professor no endereço abaixo
Referência:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=26352
Nenhum comentário:
Postar um comentário