Marileia Lima
Do ponto de vista da aprendizagem, vivemos um momento de constantes transições, com avalanche de informações o que não significa quantidade de conhecimentos. E isso não exige apenas que as pessoas aprendam cada vez mais, mas que aprendem de formas diferenciadas.
Nos reportando para o interior da escola, é necessário refletir sobre as possibilidade do uso das tecnologias como formas alternativas de aquisição de conhecimentos, apontando para a necessidade da escola ter uma nova postura de direcionamento das aulas, possibilitando a aquisição e construção de novos conhecimento e não se deixe estagnar.
O papel da escola não é apenas transmitir conhecimento, mas munir os educandos de habilidades e competências exigidas pela sociedade. Oferecer uma educação que se preocupe com a diversidade cultural, pensar no uso da Internet, em ferramentas cognitivas, em Tecnologias da Informação e da Comunicação como um desafio para criar e partilhar conhecimento., usar o computador como apoio á aprendizagem de forma significativa para que de fato torne-se uma ferramenta cognitiva, utilizar os aplicativos como “os blogs possuem historicidade, preservam a construção e não apenas o produto (arquivos); são publicações dinâmicas que favorecem a formação de redes”; além dos weblogs que “abrem espaço para a consolidação de novos papéis para alunos e professores no processo ensino-aprendizagem, com uma atuação menos diretiva destes e mais participantes de todos” (GUTIERREZ, 2007)
Os blogs, fóruns, chats, PodCasts que podem ser usados de infinitas formas como recursos educacionais possibilitando ao educando a participar de seu processo ensino aprendizagem e de construção de conhecimento deixando de ser meros expectadores-passivos. Outro recurso importante a ser utilisado através da internet é o webquest que pode ser usada em uma atividade de investigação e pesquisa ,proporcionando a socialização da informação: por estar disponível na Internet
O importante é saber em que os computadores, as ferramentas disponíveis, as novas tecnologias, a Internet, por exemplo, podem contribuir para a melhoria da qualidade das aulas e do ensino-aprendizagem, além de favorecer o construcionismo (PAPERT apud Damásio, 2007, p.125).
A teoria Construcionista que é à construção do conhecimento baseada na realização de uma ação concreta que resulta em um produto palpável, desenvolvido com o concurso do computador, que seja de interesse de quem o produz. O construcionismo implica numa interação aluno-objeto, possibilitando ao educando desenvolver-se através de expressões individuais que encontram nas tecnologias computacionais.
Como educador contemporâneo precisamos estar ciente que os grandes desafios da educação para atender às atuais demandas sociais etá nas novas formas de ensinar e aprender.
Refência:
http://eproinfo.mec.gov.br/webfolio/Mod86886/unidade%201/pg3.html
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