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terça-feira, 27 de setembro de 2011

Conceituando Hipertexto

Marileia Lima
O termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/ leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Para Lévy (1993) o hipertexto é um conjunto de nós ligados por conexões. Os nós podem ser palavras, páginas, imagens, gráficos , sequências sonoras, documentos complexos que podem eles mesmos ser hipertexto. Os itens de formação não ligados linerarmente, como em uma corda como nó, mas cada um deles, ou a maioria, estende suas conexões em estrela, de modo reticular.
O hipertexto refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes. São muitos os caminhos de leitura possíveis ao navegar por um hipertexto, navegar em hipertextos implica uma nova competência a ser construída; que existem novas coisas a ser aprendidas, o que impõe, também, à escola, coisas novas a serem feitas e compreendidas. O hipertexto é o texto que remete a outro texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informações na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de hiperlinks ou simplesmente links.
Resumindo, o hipertexto tem sido uma ferramenta bastante utilizada na era digital, e pode-se dizer que grande parte dos textos informatizados encontrados na Web, utilizam links ou hiper links. O trabalho com hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual, pode ser uma forte ferramenta no processo de ensino e aprendizagem por facilitar um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação os alunos clicam no hiper link e participam de um processo de busca e construção do conhecimento, sendo uma grande novidade que atrai se utilizada de maneira correta pode atrair a atenção dos alunos, facilitando a aprendizagem.
Na sala de aula, onde se trabalha com hipertexto, os alunos, num sistema de colaboração, acabam aprendendo mais e através de diversas fontes. O próprio conceito de hipertexto, pode nos levar a essa intenção. Uma atividade colaborativa traz benefícios extraordinários no que diz respeito a construção individual e coletiva do conhecimento. Os professores também podem trabalhar com hipertexto para funções pedagógicas. Utilizar textos de várias turmas e redistribuí-los é um bom exemplo. O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.

Referência:
LÉVY, P.: As Tecnologias da Inteligência. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.
http://wikipos.facasper.com.br/index.php/O_conceito_de_hipertexto_em_Pierre_L%C3%A9vy
http://www.revistaconecta.com/destaque/edicao04.htm

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