Powered By Blogger

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Dicionário poético
professora: Marileia Lima
Estrutura Curricular

Modalidade / Nível de Ensino


Ensino Fundamental Inicial 4 série

Componente Curricular

Língua Portuguesa

Tema

Língua escrita: prática de produção de textos

Ensino Fundamental Final


Língua Portuguesa


Análise linguística: léxico e redes semânticas

Análise linguística: processos de construção de significação

Dados da aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Entrar em contato com a poesia de Mário Quintana;

2.Trabalhar conceitos como metáfora através da leitura e da produção textual de poemas;

3. Criar um dicionário associando palavra-significado e imagem.

Duração das atividades

Aproximadamente 06 horas-aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

1. A linguagem poética;

2. A estruturação de um dicionário.
Estratégias e recursos da aula

A aula envolverá os s computadores no laboratório de informática

Para o professor

A temática central desta aula é instigar a criatividade dos alunos, desafiando-os a criar um dicionário poético. A partir da obra de Mário Quintana, que enfatiza as definições de palavras de nosso cotidiano, pretende-se iniciar um trabalho com poesia em sala de aula. A obra de Ruth Rocha, Marcelo, Martelo, Marmelo, também pode ser usada no trabalho semântico com as palavras.

fonte da imagem: http://www.debatesculturais.com.br/a-rua-dos-cataventos/

Atividade 1

Para dar início às atividades, o professor poderá disponibilizar uma animação sobre a origem das palavras, a qual servirá de reflexão disparadora para as atividades a seguir.

Primeiras palavras [Sua língua]

A partir desse mote, algumas questões podem ser levantadas:

1. De acordo com o vídeo, como as primeiras palavras teriam sido criadas?

2. De acordo com o vídeo, qual seria a origem da palavra 'paquerar'?

3. A língua portuguesa é originária de qual outra língua? a

Atividade 2

Após a discussão do vídeo, o professor poderá pedir que os alunos, em duplas, cliquem em Iniciar > Aplicativos > KWord. No aplicativo KWord eles escreverão possíveis definições para os seguintes termos: Luar, Amizade, Saudade, Alma, Sonhar.

Quando o trabalho estiver finalizado, cada dupla poderá ler suas definições para a turma. Posteriormente, a professora mostrará uma apresentação em slides, feita no KPresenter, com definições poéticas criadas por Mário Quintana para os termos discutidos pelos alunos. As definições do poeta e sugestões de imagens estão listadas abaixo.

O luar é a luz do sol que está dormindo. (Mário Quintana - In: Preparativos de Viagem)

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1988/imagens/dic13.jpg

http://www.baixaki.com.br/papel-de-parede/22428-luar.htm

A amizade é um amor que nunca morre. (Mário Quintana - In: Porta Giratória)

http://conquistandoumavidacomsentido.blogspot.com/2011/07/101-significados-da-amizade.html


A saudade é o que faz as coisas pararem no tempo. (Mário Quintana - In: Preparativos de Viagem)

http://gabiguedesbbz.blogspot.com/2011/09/o-que-fazer-com-saudade.html

A alma é essa coisa que nos pergunta se a alma existe. (Mário Quintana - In: Caderno H)

http://enginesofsoul.blogspot.com/2010/11/alma-alma.html

Sonhar é acordar-se para dentro. (Mário Quintana - In: Caderno H)

http://sandraandrade8.blogspot.com/

O silêncio é um espião. (Mário Quintana - In: Poema para a Infância)

http://www.blogdokedj.com/2011/05/silencio.html

Atividade 3

Como continuidade da atividade anterior,o professor irá propor a elaboração de um dicionário ilustrado e poético. Ele explicará para os alunos que provavelmente as primeiras definições criadas por eles foram próprias de um dicionário comum. No entanto, o que eles deverão fazer agora é um dicionário poético e para isso poderão se basear nas definições criadas por Mário Quintana. Os alunos podem criar um dicionário único para a turma, mas trabalhando nas definições com o seu par da dupla. Para que todos possam trabalhar em um arquivo único, os estudantes podem trabalhar colaborativamente no GoogleDocs - docs.google.com - editando um mesmo documento da turma com diversos slides produzidos pelas duplas.

Ao final da atividade, aproveite e publique o dicionário poético da turma no Youtube - www.youtube.com - ou no Slideshare - www.slideshare.net/


Recursos Complementares

1. Biografia de Mário Quintana. Disponível em:

http://www.releituras.com/mquintana_bio.asp
, acesso em 26 de agosto de 2011.

2. Pensamentos e poemas de Mário Quintana. Disponível em:

http://pt.wikiquote.org/wiki/M%C3%A1rio_Quintana
, acesso em 26 de agosto de 2011.

3. Definição e origem dos dicionários. Disponível em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Dicion%C3%A1rio, acesso em 26 de agosto de 2011.
Avaliação

Critérios para a avaliação:

Participação na atividade de debate sobre as perguntas do vídeo;

Participação na atividade de escrita de definições com o colega;

Participação na atividade de elaboração do dicionário poético e ilustrado;

Capacidade de criação de definições condizentes com a proposta do dicionário da turma.

Obs. Atividade adaptada do professor Eliseo Berni Reategui disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33735

Nenhum comentário:

Postar um comentário