Qual a relação da geometria e os objetos do nosso dia a dia?
Professora: Marileia Lima
Modalidade / Nível de Ensino
Ensino Fundamental Inicial 2º ano
Componente Curricular
Artes
Matemática
Língua Portuguesa
Tema
Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
-Espaço e forma
-Língua oral: usos e formas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Identificar figuras geométricas: quadrado, retângulo, círculo e triângulo em
lugares e objetos;
Reconhecer as formas geométricas em obras de artes e em objetos do dia a dia;
Criar obras de artes a partir de figuras geométricas e produzir um texto coletivo das obras criadas em grupos;
Conhecer as características das figuras geométricas;
Utilizar os recursos do computador no laboratório de informática, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 4 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Para a realização desta aula, na qual buscaremos, dentre outros objetivos,explorar as formas geométricas, relacionando-as aos objetos que fazem parte do nosso dia a dia, é necessário que já tenham sido trabalhadas com o aluno noções sobre: as figuras geométricas (triângulo, retângulo, círculo e quadrado); leitura e escrita e utilização de recursos dos computadores no laboratório de informática,
Estratégias e recursos da aula
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
RODA DE CONVERSA
Professor, utilize o espaço da roda de conversa para motivar os alunos, organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, apresente algumas formas geométricas, confeccionadas em E.V.A ou papel colorido e pergunte para a turma o nome de cada uma. Aproveite esse momento, para resgatar o que eles sabem sobre as figuras geométricas e o nome de cada figura apresentada.
Professor, escolha uma ou mais imagens abaixo e providencie uma cartolina ou um outro papel para levar para a roda de conversa, você poderá encontrar no sítio:
Fonte: http://www.portaldoartesao.com.br/alfredoliberman/index.html
Explique aos alunos que existem alguns artistas que utilizam as figuras geométricas para criarem obras. Depois fixe no mural da sala de aula a imagem escolhida para a discussão, a fim de que todos os alunos possam visualizar.
levantar alguns questionamentos sobre a obra de arte escolhida:
Vocês conseguem ver figuras geométricas nas obras desse pintor? Quais os nomes delas?
Na sala de aula existem alguns objetos com as formas geométricas usadas nas telas? Cite os nomes desses objetos?
Agora, que tal vocês criarem uma obra de arte utilizando as formas geométricas? Cada um deverá criar a sua!
Professor, você poderá solicitar que eles registrem por meio de colagens, usando papéis coloridos picados em diversas formas geométricas. No fim da atividade, proponha aos alunos, que apresentem sua produção artística para os demais colegas.
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, organize a turma para uma visita ao Laboratório de Informática, a partir do caminho:Mozilla Firefox Navegador de Internet) . Eles irão assistir ao vídeo, que tem como objetivo identificar características das figuras geométricas.
Caso a sua escola não tenha acesso ao Laboratório de Informática e nem use o laptop, sugerimos que confeccione cartazes com as formas geométricas e explique as características de cada uma delas (triângulo, retângulo, círculo, quadrado, losango, paralelepípedo) e realize os registros.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=Wr8wVoKQGEw&NR=1
Logo após, questione os alunos: Onde é possível encontrar as figuras geométricas como as apresentadas? Quais desenhos podemos formar com as mesmas?
PRODUZINDO EMGRUPO
Professor, organize os alunos em grupos e proponha a produção de desenhos que podemos formar a partir das figuras geométricas conhecidas. Prepare com antecedência as figuras de papéis coloridos recortadas de diversas formas. Entregue para cada grupo: uma folha de papel A3; cola e formas geométricas. Deixe os alunos criarem várias cenas, oriente-os, quanto ao título da sua obra.
Em seguida, proponha a produção de um texto coletivo sobre a sua obra de arte.
Durante a construção do texto coletivo, você deverá observar as dificuldades e as facilidades de cada aluno. Caso seja necessário, faça intervenções durante a realização da atividade. No final, proponha aos alunos, que apresentem suas produções artísticas para os demais colegas e contem sua história.
3ª Atividade:aproximadamente 60 minutos.
Professor, prepare uma caixa com alguns objetos que se parecem com as formas geométricas (relógio, régua, CD ou DVD, caixas de vários tamanhos, dados, instrumentos musicais como o triângulo dentre outros).
Deixe os alunos manusearem os objetos e logo após, converse com a turma sobre o nome de cada objeto e com qual forma eles se parecem. Aproveite esse momento, para resgatar o que eles sabem e o que já aprenderam sobre as figuras geométricas e o nome de cada figura apresentada.
Depois, organize com a turma um passeio pelos corredores da escola com o objetivo dos alunos listarem os objetos que encontrarem com as formas das figuras geométricas.
Ao retornarem para sala de aula, faça uma roda de conversa com os alunos de maneira que cada um comente os objetos que anotou. Registre em cartolina, os nomes dos objetos que os alunos encontraram,de acordo com as formas geométricas.
OBSERVANDO O ESPAÇO ONDE MORO
Pesquise os objetos que existem em sua casa com as formas de círculos, quadrados, retângulos, triângulos, losangos e desenhe no caderno de Matemática, de acordo com os enunciados:
1 - Escreva o nome dos objetos encontrados em sua casa com o formato das figuras geométricas.
2 - Desenhe as formas geométricas e quais objetos se parecem com as mesmas.
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, retome a tarefa de casa de forma que todos os alunos comentem os objetos que encontraram em sua casa com o formato das formas geométricas.
Em seguida, leve seus alunos até o Laboratório de Informática, e a partir do caminho: Mozilla Firefox ,Eles irão executar alguns jogos que têm como objetivo identificar as formas geométricas em imagens ou cenas.
Utilizem os sítios abaixo:
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-carro.html
http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/formas-geometricas-palhaco.html
http://www.escolagames.com.br/jogos/formasGeometricas/
Caso a sua escola não tenha acesso ao Laboratório de Informática e, sugerimos que confeccione o jogo da memória com as figuras geométricas e alguns objetos que tenham a mesma forma. Para isso será preciso:
Papéis coloridos; Cartela ilustrada com objetos; Papel cartão.
Professor, providencie uma cartela como o modelo para cada aluno, peça que recortem e colem num papel cartão da cor que preferir. Depois, é só jogar. Converse com os alunos sobre as regras do jogo da memória.
Durante a realização dos jogos, você deverá observar as dificuldades e facilidades de cada aluno. Caso seja necessário, faça intervenções durante a realização da atividade. Ao final da 4ª atividade esperamos que os alunos tenham aprendido “Como explorar as formas geométricas,relacionando-as aos objetos que fazem parte do nosso dia a dia”. Caso sinta necessidade de rever algum conteúdo, proponha atividades complementares.
Recursos Complementares
CANINI, Renato Vinicius. Um redondo pode ser quadrado? Editora: Formato
http://www.edukbr.com.br/Bubu_Dada/duda/figurasgeometricas/figurasgeometricas.asp
Avaliação
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: identificar figuras geométricas planas: quadrado, retângulo círculo e triângulo em lugares e objetos; reconhecer as figuras planas em obras de artes e em objetos do dia a dia; criar obras de artes a partir de figuras planas e produzir um texto coletivo das obras criadas em grupos; conhecer as características das figuras geométricas e utilizar os recursos existentes no computador para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos, quanto ao resultado das atividades realizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário