Powered By Blogger

domingo, 26 de junho de 2011

Como Minha Escola Lida com a Tecnologia

Marileia Corrêa Lima

Nossa unidade de ensino chama-se Escola Laurival Campos Cunha, fica localizada na ilha das Onças no município de Barcarena. Ela funciona nos três turnos, atendendo uma turma da educação infantil no horário da manhã e doze turmas do ensino fundamental nos turnos da manhã e tarde e três do ensino médio no turno da tarde e duas da EJA no turno da noite.
Em relação em como a escola lida com as novas tecnologias, posso ousar em dizer que encontra-se ainda bem desprovidas dos recursos tecnológicos, pois por ser uma escola localizada em uma área ribeirinha os avanços tecnológicos chegam de forma muito lenta, e quando chega os equipamentos que facilitarão este processo são desviado de forma vergonhosa.
Recentemente a escola ganhou do MEC os equipamentos necessários para montar o laboratório de informática mas, infelizmente tudo foi roubado e nenhuma máquina foi recuperada. E com isso os grandes penalizados são os alunos, pois deles é tirado o direito de ter contato com as tecnologias da informação.
Pelo que percebemos a grande maioria dos educadores estão sempre em busca de novas informações, procurando acompanhar os avanços tecnológicos para que juntos equipe técnica e pedagógica possam socializar conhecimentos na comunidade escolar. Mas é verdade que ainda existe um grupo bem expressivo de professores que apresentam dificuldade em lidar com o uso da tecnologia na escola, muitas vezes, deixam de elaborar uma aula com o recurso tecnológico pelo fato de não ter entrosamento com a tecnologia e, porque não dizer, com o computador e outros recursos eletrônicos.
Nosso gestor escolar é uma pessoa completamente desprovida de conhecimentos relacionados a educação e sobre a introdução das tecnologias na escola, ele é apenas subserviente do prefeito,não tem formação e muito menos conhecimentos pedagógicos. E com isso o processo ensino aprendizagem fica penalizado pois uma direção eficaz faz toda diferença na escola. É preciso um líder que saiba o direcionar as ações da escola e não apenas servir de marionete nas mãos dos políticos incompetentes. Porque com esse tipo de gestão todos somos penalizados, educadores, educandos e a própria educação.
Atualmente os únicos recursos tecnológicos que temos na escola disponíveis para utilizar com nossos alunos para passar comentários, filmes,músicas relacionados ao assuntos trabalhados, é um DVD e uma TV que por sinal já estão muito gastos.
A exigência de aprender continuamente ao longo da vida constituiu na sociedade atual uma necessidade, um desafio para todas os profissionais e principalmente os da área da educação. Enfatizo não só apenas ter acesso a informação, mas sim, de saber buscá-las em diferentes fontes, sobretudo, para transformar as informações em conhecimentos que contribuam para resolver os problemas da vida e do trabalho.
Hoje vivemos na era da aprendizagem, em uma sociedade voltada ao aprender-aprender, de querer sempre mais, assim tentaremos errar menos, porém isto, só vai acontecer se nós sairmos em busca do novo, lendo mais sobre o assunto desejado.
O desafio é converter a informação em conhecimento e formar os alunos para a cidadania, estes responsáveis pela continuidade da aprendizagem. Os alunos precisam conquistar a autonomia na busca e seleção de informações, na produção de conhecimentos para resolver problemas da vida e do trabalho, portanto saber aprender ao longo da sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário