Marileia Lima
O computador tornou-se um componente indispensável na realidade da atual sociedade brasileira. Dessa forma, a educação não poderia deixar de ser incluída em tal contexto. Atualmente, as escolas brasileiras já estão equipadas com laboratórios de informática e seus docentes passam por um processo de adaptação a essa nova tecnologia. Por conseguinte, se abre uma nova visão para o trabalho dos professores, e consequentemente, surge a necessidade de adotar novos meios de ensinar os alunos através da inserção do computadorCom o avanços tecnológicos e a chegada da era da globalização, surge a explosão da informática em todos os setores da sociedade. E o educacional, a mola básica das formações, deve ser pensado e programado, a fim de estabelecer um elo entre a informatização e o processo educacional como um todo. Cabendo a nós, professores, incentivar, objetivar e direcionar o ensino com o uso da informática como ferramenta para a construção do conhecimento
Este texto tem como objetivo Socializar informações sobre a importância do uso do computador como nova ferramenta didático-pedagógica no processo, ensino-aprendizagem, ao mesmo tempo, sensibilizar para a utilização adequada desta ferramenta.
Este é um tema o qual gosto muito pois estou cursando licenciatura em computação e pretendo atuar na área e busco através de pesquisas aprofundar-me no assunto. E a cada nova leitura me sinto mais segura que o computador se tornou no mundo contemporâneo um excelente instrumento didático-pedagógico que pode auxiliar na construção do conhecimento, permitir a manipulação de informações, motivar na busca pelo conhecimento, estimular a criatividade e tornar o ensino mais lúdico
Considera-se esta pesquisa de extrema relevância para a área educacional. Acredita-se que atividades bem planejadas e desenvolvidas de forma adequada no laboratório de informática conduzirão ao aprimoramento do ensino-aprendizagem, transformando as funções do professor-informador em professor- colaborador e o aluno-ouvinte em aluno-pesquisador, em consonância com o Projeto pedagógico da escola, contribuindo para formação de uma memória científica, cultural e artística através das tecnologias educacionais visando atividades de pesquisa, planejamento, produção e exibição e avaliação dos materiais educacionais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário