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quarta-feira, 15 de junho de 2011

ESCOLA FAZ TECNOLOGIA FAZ ESCOLA

 Marileia Lima
O vídeo abordado traz como foco o papel do professor diante da tecnologia e os recurso de aprendizagem proporcionados pelo computador e internet. O assunto em discussão no vídeo deixa claro que a cada dia as tecnologias de comunicação bombardeiam informações, e o professor não pode ficar alheio a esse processo. Ele precisa utilizar essas informações e transformar em conhecimento, Transformar em algo que realmente tenha significado para o aluno, pois estes não são mais meros receptores de informações e o professor não é mais o dono do saber.
O professor precisa perceber que a internet oferece uma diversidade de recursos de aprendizagem, como o blog, o chats, , a sala online, o fórum etc..., que possibilitam desafiar o aluno a dialogar, questionar trocar informações a ter acesso a novas informações e coloca em foco a produção do aluno e não a mera reprodução.
O perfil do professor no mundo contemporâneo é de interagir com com as tecnologias, criar articulações de trocas com os educandos repensar sua postura de transmissor de informações, romper com esse paradigma, pois a internet é um instrumento de grande potencial e já faz isso muito bem .Cabe ao professor está no papel de eterno aprendiz, buscando formação continuada acompanhar os avanços tecnológicos na escola e deixar de resistir á essa tecnologia.
O educador do século XXI precisa está alicerçado nos quatro pilares da educação que são:
aprender a conhecer, isto é adquirir os instrumentos da compreensão; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio envolvente; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; finalmente aprender a ser, via essencial que integra as três precedente
aprender a conhecer aprender a fazer aprender a conviver e aprender a ser
Fundamentados nos quatro pilares, podemos pensar em uma escola com espaço de interação, de participação e de articulação entre os segmentos , buscando sempre o respeito mútuo, a criatividade, o construtivismo, a solidariedade, a cidadania, desenvolvendo habilidades que levem os alunos a serem agentes do seu próprio saber e construtores de novos horizontes. 


Referência

http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=100008

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