Marileia Corrêa Lima
Segundo o autor MACHADO João, os professores não precisam ter medo, e muito menos insegurança diante dos computadores, pois essas máquinas não irão substituí-los. Vieram para auxiliar na dinâmica pedagógica. Nesse sentido, as tecnologias são hoje, uma realidade concreta em nível mundial, que evoluem e disseminam-se de forma vertiginosa.
Esse fato não pode ser ignorado pela escola, uma vez que esta tem a função social de preparar os indivíduos para conhecer e intervir socialmente de maneira crítica, e tal processo passa pelo conhecimento e uso responsável das tecnologias existentes, suas funções bem como, as ideologias que as permeiam . Desse modo, o papel do educador deve ser o de buscar conhecer e inserir-se nesse novo contexto, sem no entanto, deixar- se contaminar pelos modismos que o circundam, ou seja, as tecnologias devem constituir-se como um instrumento a mais de ensino, dentre outros que não podem ser relegados a segundo plano.
As interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet se utilizada de forma pedagógica podem contribuir de forma positiva na relação entre educador e educando, facilitando a pesquisa a comunicação e o diálogo entre ambos. Esses recursos , levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento, como sugere Valente, (1999, p.22)
O papel do educador está em orientar e mediar as situações de aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e ideias, o compartilhamento e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social ao individual. O professor, pesquisando junto com os educandos, problematiza e desafia-os, pelo uso da tecnologia, à qual os jovens modernos estão mais habituados, surgindo mais facilmente a interatividade.
As tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas os professores não precisam ter “medo” de serem substituídos pela tecnologia, como também não precisam concorrer com os aparelhos tecnológicos ou com a mídia. Eles têm que unir esforços e utilizar aquilo que de melhor se apresenta como recurso nas escolas e universidades. O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. O computador e todos os seus recursos proporcionados por esta máquina como os software, ou a internet é uma necessidade, pois nossos educandos estão agregados à tecnologia no seu cotidiano. A tecnologia precisa ser vivenciada por todos individualmente. Mas para isso é preciso esforço determinação e compromisso com a melhoria da qualidade da educação.
Esse fato não pode ser ignorado pela escola, uma vez que esta tem a função social de preparar os indivíduos para conhecer e intervir socialmente de maneira crítica, e tal processo passa pelo conhecimento e uso responsável das tecnologias existentes, suas funções bem como, as ideologias que as permeiam . Desse modo, o papel do educador deve ser o de buscar conhecer e inserir-se nesse novo contexto, sem no entanto, deixar- se contaminar pelos modismos que o circundam, ou seja, as tecnologias devem constituir-se como um instrumento a mais de ensino, dentre outros que não podem ser relegados a segundo plano.
As interações, possibilitadas pelas ferramentas da Internet se utilizada de forma pedagógica podem contribuir de forma positiva na relação entre educador e educando, facilitando a pesquisa a comunicação e o diálogo entre ambos. Esses recursos , levará o educador a ter muito mais oportunidade de compreender os processos mentais, os conceitos e as estratégias utilizadas pelo aluno e, com esse conhecimento, mediar e contribuir de maneira mais efetiva nesse processo de construção do conhecimento, como sugere Valente, (1999, p.22)
O papel do educador está em orientar e mediar as situações de aprendizagem para que ocorra a comunidade de alunos e ideias, o compartilhamento e a aprendizagem colaborativa para que aconteça a apropriação que vai do social ao individual. O professor, pesquisando junto com os educandos, problematiza e desafia-os, pelo uso da tecnologia, à qual os jovens modernos estão mais habituados, surgindo mais facilmente a interatividade.
As tecnologias de comunicação estão provocando profundas mudanças em nossas vidas, mas os professores não precisam ter “medo” de serem substituídos pela tecnologia, como também não precisam concorrer com os aparelhos tecnológicos ou com a mídia. Eles têm que unir esforços e utilizar aquilo que de melhor se apresenta como recurso nas escolas e universidades. O educador precisa se apropriar desta aparelhagem tecnológica para se lançar a novos desafios e reflexões sobre sua prática docente e o processo de construção do conhecimento por parte do aluno. O computador e todos os seus recursos proporcionados por esta máquina como os software, ou a internet é uma necessidade, pois nossos educandos estão agregados à tecnologia no seu cotidiano. A tecnologia precisa ser vivenciada por todos individualmente. Mas para isso é preciso esforço determinação e compromisso com a melhoria da qualidade da educação.
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